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Alivio de enjoo na gravidez: 4 formas naturais de aliviar o enjoo

Um dos principais sintomas que acompanham os três primeiros meses da gravidez é o enjoo, também conhecido pela expressão “motion sickness” ou “morning sickness”. Ele acontece mais facilmente na gravidez pelas mudanças que o corpo da gestante passa nesse período de gestação, tornando seu corpo mais sensível a alimentos, cheiros, ruídos e movimentos. 

Por causa disso, o enjoo pode acabar resultando em vômitos frequentes, que podem dificultar a alimentação da gestante e em casos mais graves, levar para quadros de desidratação. Portanto, vamos te ensinar sobre as 4 formas naturais que podem aliviar o enjoo na gravidez. Continue a leitura para saber mais!

1. Evite aromas fortes

Portrait of a disgusted girl pinching her nose. Young girl holding her nose smelling something stink

De acordo com o Hospital Service, o cheiro forte de alimentos pode despertar enjoo. Por isso, uma das formas de praticar isso no cotidiano, é procurar se alimentar com comidas pré-prontas que não precisam de cozimento. Além disso, é importante que a gestante se alimente próxima a uma janela ou um local ventilado para que o cheiro da comida possa se dissipar mais facilmente.

O próprio cheiro de ambientes poluídos das cidades podem levar a gestante ao enjoo, e a recomendação é que ela permaneça em ambientes arejados e abertos, para que não tenha a sensação de falta de ar, ainda mais em um período de pandemia pelo COVID-19.

2. Faça aromaterapia

Aromatherapy oil

A aromaterapia (pode ter sua eficácia explicada através do efeito placebo ou sugestão, assim como a própria hipnose), mas mesmo assim merece seu próprio destaque. De acordo com um estudo publicado no The Journal of Alternative and Complementary Medicine, mostra que o uso do cheiro de pimenta e gengibre na aromaterapia pode ter efeitos positivos para o controle de enjoos.

Além disso, o Center of Disease and Control (CDC), também indica a aromaterapia como uma forma possível de alívio de enjoo. Mas, antes de fazer uma aromaterapia, é importante considerar os riscos que certos aromas podem estar ligados a memórias traumáticas, e por isso, podem promover gatilhos, ao invés de solucionar o problema do enjoo.

3. Tenha cuidado com a alimentação

Breakfast in a bed

Uma outra forma natural de aliviar o enjoo na gravidez é que, deve-se seguir a recomendação médica de qual dieta deve ser seguida no período de gestação. Mas a recomendação comum, é evitar alimentos que demoram a ser digeridos pelo corpo por qualquer pessoa, pois a gestante vai sofrer por alterações no seu estômago e sua digestão pode ficar mais lenta. Além disso, de acordo com Mayo Clinic, alimentos apimentados e com alto teor de açúcar devem ser evitados.

4. Busque auxílio da hipnose

overhead view of hypnosis holding wrist of bearded man with closed eyes lying on couch

Segundo a American Psychological Association (APA), com pequenas considerações da Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH), a hipnose pode ser definida como um estado de consciência [induzido intencionalmente] que envolve atenção concentrada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão. Nesse estado, o sujeito é conduzido a experimentar mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamento [orientado a um objetivo].

É possível utilizar a hipnose na gravidez, para tranquilizar a gestante, reduzir suas dores, outros sintomas típicos da gestação e ainda ajudar em todas as sete fases psicológicas da gravidez. Também é possível utilizar a hipnose para mudança das sensações e pensamentos, de forma que elas possam ser treinadas para lidarem com as situações de enjoo.

De acordo com um estudo da Britain University of Warwick, algumas pessoas que experimentaram situações simuladas que provocam motion sickness, tiveram uma redução nos níveis de enjoo quando foram visualmente treinadas a lidarem com essas situações.

Portanto, existem formas de aliviar o enjoo na gravidez sem a necessidade de medicações, que você pode se surpreender com os resultados. Mesmo assim, sempre consulte seu médico para recomendações conforme o seu caso de enjoo, principalmente se apresentar quadros graves. Dessa forma, viva os três primeiros meses da sua gravidez com mais conforto e saúde.

Se você se interessou em saber mais como a hipnose na gravidez pode ser útil,  então, você precisa baixar nosso e-book gratuito HypnoPregancy & ChildBirth!

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