Ser profissional na área da saúde requer uma atualização constante.
Estar alinhando a prática profissional com as demandas dos pacientes é um desafio diário.
E para o cirurgião-dentista, ainda é um grande desafio aprender a lidar com a tensão e o medo que os pacientes muitas vezes chegam no consultório.
Atualmente, muitos desses profissionais procuram ampliar suas estratégias com o apoio de algumas técnicas e ferramentas importadas da psicologia, como é o caso da hipnose.
Nesse artigo, você vai entender melhor sobre os diversos benefícios que a hipnose oferece na prática do cirurgião-dentista.
Dê uma olhada no que você vai encontrar a seguir:
- Porque usar a hipnose no consultório
- Quais os principais benefícios da hipnose na prática profissional do cirurgião-dentista
- Como se qualificar para aprender hipnose
PORQUE USAR A HIPNOSE NO CONSULTÓRIO
Bem, quantas vezes você já se deparou com um paciente que ao entrar no seu consultório já começava a suar frio, ficar agitado e com o coração acelerado?!
Alguns começam a sentir essa ansiedade com o simples barulho da broca ao ser ligada, não é mesmo?!
Pois é, quando essas situações acontecem, você já sabe que terá um desafio pela frente, porque esses comportamentos afetam muito o resultado do seu trabalho.
Com estresse a pessoa pode sentir mais dor, ter mais sangramento, fazer os procedimentos atrasarem, gastar mais material (anestesia e analgesia) entre outras desvantagens.
Com a hipnose, é possível acessar de forma mais prática o paciente e suas emoções.
Você poderá proporcionar desde um estado de relaxamento até a ressignificação de experiências traumáticas, o que de fato incidira em uma redução do medo do paciente com o seu trabalho.
A hipnose será sua aliada para conseguir trabalhar com seu paciente de forma mais tranquila e confortável.
QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA HIPNOSE NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA
Como explicado anteriormente, a hipnose é uma ferramenta que pode ser usada de forma leve e objetiva, ou seja, ela é muito simples de ser aplicada, basta você ter domínio dela para que possa utiliza-la nas mais diversas situações.
Ou seja, a hipnose pode ser aplicada nos mais diferentes campos de atuação da odontologia.
Você não precisará comprar nenhum material ou instrumento adicional para aplica-la e além disso, ela pode ser utilizada desde a chegada do paciente até o momento de sua partida.
Você poderá utiliza-la para:
- Redução do estresse
- Como alternativa para aplicação de anestesia
- Mudanças de hábitos do paciente
- Maior taxa de adesão/retorno ao tratamento
Enfim, são infinitas as aplicações da hipnose como recurso dentro do consultório, basta você se permite a usa-la dentro do seu repertório de manejo clínico, e claro, respeitando sempre os limites de atuação do seu campo profissional.
COMO SE QUALIFICAR PARA APRENDER HIPNOSE
A hipnose atualmente é reconhecida por diversos conselhos profissionais e o Conselho Federal de Odontologia é um deles.
No Brasil, o Conselho Federal de Odontologia foi o primeiro órgão representativo de uma categoria profissional que reconheceu a hipnose como ferramenta clínica.
Na resolução do Conselho Federal de Odontologia é descrito o seguinte:
Art. 20. São atribuições do Hipnólogo em Odontologia:
I – Tratar e/ou controlar as ansiedades, os medos e as fobias relacionadas aos procedimentos odontológicos e/ou condições psicossomáticas relacionadas à Odontologia;
II – Condicionar o paciente para a adoção de hábitos de higiene, adaptação ao tratamento, ao uso de medicamentos, à reeducação alimentar, aos hábitos para funcionais, dentre outros;
III – Tratar e controlar distúrbios neuromusculares e intervir sobre reflexos autonômicos;
IV – Preparar pacientes para cirurgias, contribuindo para a melhora do quadro do paciente;
V – Preparar pacientes para serem atendidos por outros profissionais;
VI – Atuar na adaptação e motivação direcionada ao tratamento odontológico;
VII – Utilizar anestesia hipnótica em casos pertinentes; e,
VIII – utilizar a Hipnose em outros processos/situações relacionados ao campo de atuação do cirurgião-dentista.
Além disso, dentro das incumbências exigidas, o Conselho Federal de Odontologia demonstra em sua resolução que os profissionais devem ser habilitados e ter realizado cursos de qualificação com duração mínima de 180 horas entre teoria e prática.
Isso é necessário pois infelizmente, existem muitos cursos no mercado com formação duvidosa e que não capacitam de forma satisfatória os profissionais.
É importante que você saiba que atualmente existem vários estudos que testam a aplicabilidade e eficácia da hipnose, então ela é uma ferramenta séria e que precisa ser usada de forma correta.
No mercado são ofertadas muitas falsas promessas de curas com a hipnose, por isso, uma instituição que presa pela ciência e pelo compromisso ético, é extremamente necessária.
Todas essas diretrizes servem como norteador para que você saiba como avaliar em qual instituição irá se qualificar.
A Sociedade Brasileira de Hipnose tem como Política da Qualidade:
“Formar, orientar e representar profissionais que trabalham com hipnose, tornando a SBH referência em ciência e profissão em relação à hipnose, cumprindo todos os requisitos aplicáveis da legislação e boas práticas de gestão e melhorando continuamente o nosso sistema de gestão da qualidade com objetivos que valorizem a nossa sociedade profissional.”
Por isso, caso você seja da área da odontologia e deseja saber mais sobre a hipnose, realize uma de nossas formações!