Hoje no Brasil qualquer profissional com um certificado reconhecido pode ser considerado um hipnoterapeuta, e com as doulas isso não é diferente. Uma das expressões comuns sobre isso que podemos encontrar fora do Brasil, é a “Hypno-Doula”.
Mas o que é uma doula? A doula pode usar hipnose? Quais são os benefícios da hipnose para esse profissional?Confira nossas respostas para todas essas perguntas abaixo!
O que é uma doula?
De acordo com o Instituto Nascer, a Doula é a responsável pelo suporte físico e emocional das mulheres gestantes e seus familiares. Para a gestante, ela pode tirar dúvidas, fazer o preparo para o dia do parto, ensinar posições para diminuir a dor do parto, técnicas de relaxamento e dá palavras de encorajamento durante o parto.
Para os familiares da gestante a doula é uma ponte de informações entre eles e a equipe médica durante o parto, sendo também responsável por educar e instruir a família sobre a gestante e a criança.
Nem sempre a doula precisa ser uma enfermeira ou uma fisioterapeuta. Essa ocupação não necessita de um curso de graduação superior, mas precisa de um curso preparatório especializado nessa formação para trabalhar como doula.
A doula pode usar hipnose?
Como falamos anteriormente, a expressão Hypno-Doula existe e não é por acaso. Seus benefícios são amplos, principalmente quando o assunto é hipnose na gravidez.
Na verdade, é até incentivado que a doula domine técnicas de hipnose, justamente para oferecer um poder maior de suporte à gestante em seus trabalhos.
De acordo com a legislação brasileira, a psicoterapia e a hipnoterapia não são atividades privativas de profissionais da saúde, podendo ser praticada por outros profissionais, desde que tenham uma certificação reconhecida e não utilizem o título de psicólogo, médico, psiquiatra, entre outras profissões regulamentadas. Ou seja, qualquer pessoa que não esteja vinculada nesses Conselhos, podem utilizar a hipnose como ferramenta no seu trabalho, em todo Brasil, e também poderão se inscrever na Sociedade Brasileira de Hipnose, desde que comprovem uma quantidade mínima de horas de capacitação técnica reconhecida.
Quais são os benefícios da hipnose para a Doula?
Já existem estudos que comprovam que apenas com a presença da Doula, há diversos benefícios para a gestante e seus bebês. Veja alguns listados abaixo:
- Aumento dos partos vaginais;
- Menor duração do trabalho de parto;
- Redução das cesarianas;
- Redução dos partos vaginais instrumentais;
- Redução do uso de qualquer analgesia;
- Redução do uso de analgesia regional.
Técnicas de hipnose clínica ampliam muito esses resultados.
A American Psychological Association (APA), com pequenas considerações da Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH), a hipnose pode ser definida como um estado de consciência [induzido intencionalmente] que envolve atenção concentrada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão.
Nesse estado, o sujeito é conduzido a experimentar mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamento [orientado a um objetivo]. Dessa forma, a doula pode usar a hipnose para:
- Cuidar da ansiedade da gestante;
- Aliviar os enjoos, de forma natural;
- Dar suporte nas 7 fases psicológicas da gravidez;
- Modular as dores do parto;
- Induzir a gestante a um estado de tranquilidade e relaxamento durante o parto.
Portanto, a doula pode usar a hipnose, desde que ela tenha se preparado com uma instituição ética (como a Sociedade Brasileira de Hipnose).
Dessa forma, a doula estará apta para trabalhar com a hipnose para transformar positivamente a experiência do parto dessas gestantes, tornando a maternidade mais leve e prazerosa.
Se você se interessou em saber com mais detalhes sobre o uso da hipnose na gravidez, então você precisa ler nosso e-book gratuito sobre HypnoPregancy & ChildBirth!