Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.

Hipnose na odontologia

A odontologia tem passado por constantes inovações. São as complementações de técnicas e serviços de outras áreas que estão unificando as ciências para melhorar as prestações de serviço desses profissionais. Por causa disso, as metodologias se tornam mais modernas e com eficiência mais ampla em função das necessidades dos pacientes.

Uma das áreas que se uniu com a odontologia foi a psicologia, por meio da hipnose, e isso trouxe vários benefícios de rápida aplicação para a profissão, como diminuir o medo e as expectativas negativas com as consultas. Por isso, vamos explorar neste artigo, os vários benefícios que a aplicação de hipnose traz na prática odontologia. Confira, a seguir!

Os principais benefícios da hipnose na odontologia

Se você reparar em como a odontologia é referenciada em desenhos e outras em mídias, você irá perceber que na maioria das vezes, ela é apresentada de uma forma negativa. Essa percepção existe porque as consultas com os dentistas podem gerar dores ao paciente. Mas pode acontecer justamente pelo paciente ir com essa expectativa de sofrer dores durante o processo, e isso deixá-lo mais tenso.

A tensão no momento das consultas pode proporcionar danos como a maior sensibilidade na boca por meio dos nervos, assim como ansiedade que pode aumentar a salivação e o medo de sentir dor que proporciona maior dificuldade do paciente em ficar relaxado. Isso atrapalha a experiência do paciente com o serviço, podendo até acreditar que o problema seja o seu dentista.

Dessa forma, o dentista também é prejudicado com essas expectativas e experiências negativas do cliente, pois sua prestação do serviço pode aumentar alguns graus de dificuldade, principalmente quando o profissional não possui habilidades interpessoais para lidar com situações conflituosas.

Felizmente, o uso da hipnose pode beneficiar ambas as partes, e na regulamentação da odontologia há permissão do uso da hipnose. Veja por meio da Lei nº 5.081 de 24 de Agosto de 1966:

Art. 6º – Compete ao cirurgião-dentista

VI – empregar a analgesia e hipnose, desde que comprovadamente habilitado, quando constituírem meios eficazes para o tratamento.

Além disso, o Conselho Federal de Odontologia demonstra em sua resolução que os profissionais devem ser habilitados e ter realizado cursos específicos, com duração mínima de 180 horas. 

Então, veja a seguir os  benefícios para o dentista e para o paciente.

Os benefícios da hipnose para o dentista

O profissional de odontologia que se torna um hipnoterapeuta, consegue aumentar sua percepção e ter mais sensibilidade às emoções do paciente. Por meio disso, ele constrói um atendimento mais personalizado conforme o estado de emoções em cada paciente, sendo possível promover mais segurança ao cliente ao colocar ele em um estado de relaxamento.

De acordo com o artigo da Dental News, o dentista pode ter algumas abordagens para colocar o seu paciente em um estado hipnótico de relaxamento.

Isso não significa que o paciente estará sob total controle do dentista por meio da hipnose, até porque isso é um dos mitos que já explicamos em nosso artigo completo sobre o assunto. Um dos mitos mais comuns é que a pessoa pode ser hipnotizada sem o consentimento dela, e certamente isso não acontece.

Além disso, cada pessoa possui uma resistência à hipnose, que é diferente em cada indivíduo. Isso pode determinar se a pessoa pode ou não entrar em estado hipnótico. Contudo, a tentativa é válida pelo impacto e benefício proporcionado ao paciente. Vamos ver alguns a seguir.

Os benefícios da hipnose para o paciente

Como o paciente pode ter expectativas negativas com base nas suas experiências pessoais ou influências das mídias, é necessário que seja explicado didaticamente sobre os processos da consulta para que tenha uma melhor consciência da realidade.

Caso, o paciente persista com problemas do medo da consulta, mesmo sabendo dos procedimentos, a hipnose pode ajudar o paciente a combater seus medos e ter uma experiência positiva.

Segundo um artigo da universidade UNIVERSO, e o artigo da Decisions in Dentistry, o medo das consultas dentárias pode ser transformado e gerenciado, mudando o foco de atenção do paciente com técnicas hipnóticas. 

Além disso, o paciente pode produzir menor quantidade de saliva com a diminuição da sua ansiedade, consequentemente, diminui suas tensões o que torna ele menos sensível às dores. Outra consequência também é a diminuição do sangramento do paciente durante os procedimentos.

O paciente também pode ser tratado de bruxismo por meio da hipnose e de dores crônicas. Mas para que a hipnose seja feita adequadamente, exige discernimento e preparo qualificado do profissional. Por isso, veja a seguir como a hipnose pode ser aplicada.

Como a hipnose pode ser utilizada na odontologia 

Nem todos os consultórios são individualizados e fechados, de forma que preservam as experiências e comportamentos dos pacientes. Por isso, ao fazer o uso da hipnose, é necessário que o paciente se sinta seguro, ou que essa segurança em relação ao ambiente possa ser construída.

É importante verificar  continuamente se o paciente está confortável, e se não houver conforto, identificar formas de reduzir seu desconforto durante o atendimento. Caso essas questões estejam garantidas, o profissional pode aplicar as estratégias da hipnose para colocar o paciente em transe.


No transe o paciente ainda terá consciência do que está acontecendo e vai ainda estar atento aos seus comandos e orientações. Por isso, o dentista pode sugerir sentimentos e ações que deixem o paciente em estado de relaxamento, sendo possível exercer procedimentos sem realizar anestesia.

Dessa forma, percebe-se como a hipnose pode complementar a área da odontologia, ao suprir necessidades e ensinar habilidades que são exigidas na rotina de trabalho do dentista, e que podem não ser ensinadas durante sua formação acadêmica. 

Por isso, caso você seja da área da odontologia e deseja saber mais sobre a hipnose, baixe nossos e-books gratuitos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Mais conteúdos interessantes

Novidades

Mais acessados

Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.