Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.

Como usar a hipnose para dormir melhor

Já percebeu como aumentaram os casos de pessoas com dificuldades para dormir? De acordo com Drauzio Varella e com base em dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), a insônia atinge 73 milhões de pessoas no Brasil

Por mais inofensiva que pareça, a dificuldade para dormir “não é mera inconveniência; é um distúrbio associado ao aumento do risco de morte, doença cardiovascular, depressão, obesidade, dislipidemia, hipertensão, fadiga e ansiedade”, segundo Varella. 

Uma possibilidade de solução para tal distúrbio é a hipnose para dormir

Já falamos em outro post sobre a auto-hipnose (se você não leu, vale a pena conferir). Ela é possível e pode ser direcionada para diferentes objetivos, inclusive para dormir.

Mas será que ela funciona mesmo? 

A seguir, listamos duas possibilidades para que você aprenda como usar a hipnose para dormir e possa ter uma ótima noite de sono. Acompanhe e descubra! 

Método #01: Betty Erickson

Betty Erickson é a filha do Dr. Milton H. Erickson, considerado o pai da Hipnose Ericksoniana. Desde pequena, ela aprendeu a técnica com seu pai e se tornou uma das principais responsáveis pela divulgação desse método nos dias de hoje. Vamos conhecer mais sobre o método que leva seu nome?

Passo 01: prepare o ambiente 

Faça o que você já costuma fazer antes de dormir, de acordo com os seus rituais. 

Desligue os aparelhos eletrônicos e deixe o ambiente o mais acolhedor possível – conforme as suas preferências, claro. 

Deixe a luz acesa e, se isso te incomodar, prefira uma meia-luz com um abajur ou objeto semelhante. 

Passo 02: faça uma autodeclaração do seu objetivo

Neste caso, você quer dormir/tratar a insônia. Portanto, ao iniciar o processo, reforce para você mesmo o objetivo – em voz alta ou silenciosamente, como preferir. 

Você pode repetir a frase: “vou trabalhar a hipnose para atingir um sono profundo e revigorante, acordando apenas com o nascer do sol”. 

Na sequência, olhe para três coisas que estão por perto, uma a uma. Fite cada uma delas por pelo menos 5 segundos e descreva para você mesmo aquele momento. 

Por exemplo: “estou olhando para o abajur” ou “estou olhando para a textura da parede”. Não tenha pressa e respeite o seu ritmo. 

Feito isso, é hora de direcionar a atenção para o que você ouve: atente-se para três sons. 

Na sequência, volte o foco para o seu corpo: quais são as suas três sensações corporais? Pode ser o tecido que seu pé encosta ou a sensação que o pijama te causa. 

Passo 03: faça uma autodeclaração do seu objetivo

Você reparou que, nesse processo da hipnose para dormir, voltou a sua atenção para três tipos de sensações? 

  1. Visuais; 
  2. Auditivos e 
  3. Cinestésicos.

Agora, continue o processo, mas diminuindo a quantidade de itens: passe de três para dois, depois de dois para um. Vá no seu tempo, não tenha pressa, o importante é focar e estar aberto para o processo. 

Feito isso, construa em sua mente uma imagem que te traga paz. Pode ser um gramado cheio de flores, uma praia, as ondas do mar etc. 

A partir desse cenário, foque em um som: dos pássaros voando, das ondas batendo. 

Pronto, agora é o momento de imaginar a sensação física. Se você imaginou as ondas do mar, por exemplo, sinta a brisa delas tocando o seu corpo. 

Reparou que, novamente, você focou na manifestação visual, audível e cinestésica? O processo é exatamente esse. Repita-o aos poucos, com calma, e preste atenção na respiração e na sua sensação de relaxamento. 

Gradativa e lentamente, se você se permitir e estiver verdadeiramente aberto ao processo, o sono chegará. 

Método #02: defina um ponto fixo acima de você 

Nessa técnica de hipnose para dormir, vamos misturar a fixação do olhar e a consequente fadiga do seu globo ocular. 

Foque em algo que está acima de você – a uma altura de 80 cm, se possível – na parede ou onde preferir (uma mancha ou uma fita isolante, por exemplo). O importante é que você esteja olhando para cima e para uma coisa específica. 

Siga focado nesse ponto. O ambiente deve estar como você normalmente se sente confortável (se você gosta de música ambiente, pode colocá-la). 

Com o olhar fixo no ponto que você marcou, seus olhos vão começar a se cansar. A partir daí, foque a atenção ao longo do seu corpo: volte-a para os seus pés, por exemplo, e pense no motivo deles estarem cansados. Diga que eles precisam relaxar. 

Trabalhe na sua mente essa sensação de cansaço enquanto respira profundamente, em um movimento de relaxamento.

Repita o processo quantas vezes forem necessárias, focando no que melhor funciona para você. 

É possível pensar nos braços, por exemplo, que precisam relaxar; ou mesmo na cabeça, que está pesada depois de tantas tarefas ao longo do dia. 

Pouco a pouco, o cansaço dos olhos aumenta e, assim, eles naturalmente se fecharão. 

Nesse método de hipnose para dormir, os pontos-chave são o estado de concentração combinado à respiração e ao relaxamento.

Use a hipnose para dormir

E aí, será que chegou a hora de testar os métodos em você, entender como eles funcionam e contribuem para o seu relaxamento? Talvez esteja aí a solução para acabar com  sua insônia! 

Mas, claro, não deixe de recorrer a médicos específicos para entender a causa do seu distúrbio, combinado? 

Se acha que a hipnose para dormir pode ser útil para você, conte também com a ajuda de profissionais da hipnoterapia. Procure o mais perto de você para atendimento on-line ou presencial em app.hipnose.com.br.

Gostou do artigo?

0 / 5 5
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Mais conteúdos interessantes

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Novidades

Mais acessados

Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.