Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.

Hipnose para emagrecimento existe? É possível?

A hipnose para emagrecimento ainda é uma técnica subestimada por algumas pessoas. Contudo, já foi provado cientificamente que funciona.

Como já falamos aqui em outros posts, a hipnose para emagrecimento ainda é uma técnica subestimada por algumas pessoas, visto que há uma enorme mistificação da metodologia.

Contudo, já foi provado cientificamente que ela funciona e não é nenhuma “mágica”, muito menos um “procedimento perigoso”. Não à toa, ela é reconhecida por diferentes conselhos de Medicina, Psicologia, Odontologia e outros. 

A hipnoterapia, quando aplicada por profissionais capacitados, pode trazer diferentes ganhos ao paciente, como: relaxamento, alívio da ansiedade, apoio na cessação do tabagismo e até mesmo no emagrecimento – e esse é o assunto no qual nos aprofundaremos hoje! 

Apostar na hipnose para emagrecimento, afinal, funciona? 

A dificuldade comumente encontrada em dietas 

Antes de detalharmos a relação da hipnose com o emagrecimento, vamos entender um pouco do contexto. 

Você já reparou que muitas pessoas têm dificuldade de emagrecer? Em diversos casos, quando não existe nenhuma limitação fisiológica, essa barreira pode estar no comportamento mental e nas crenças limitantes de cada um

A famosa “força de vontade”, afinal, não é ativada somente ao apertar um botão, certo? Muitas vezes, a dificuldade em prosseguir com uma dieta – ou mesmo manter o peso considerado ideal – está naquilo que o indivíduo acredita ou na maneira como ele encara aquele processo. 

Fato é que, assim como qualquer outra coisa na vida, uma dieta não pode parecer um sacrifício, nem ser sinônimo de sofrimento. E é exatamente aqui que a hipnoterapia pode ser a sua melhor amiga. Acompanhe! 

Hipnose para emagrecimento: como a hipnose pode auxiliar você a alcançar suas metas

Como a hipnose auxilia no emagrecimento? 

A hipnose para emagrecimento funciona sim. E, assim como na hipnoterapia voltada para a cessação do tabagismo, é muito importante que o paciente se assuma como o protagonista do processo. Isto é: ele precisa querer e, sobretudo, acreditar que é possível. 

Então, se você está realmente motivado para fazer o processo acontecer e ser um sucesso, a hipnose será uma ótima aliada. Veja só! 

Possíveis sugestões da hipnose para emagrecimento

Por meio da hipnoterapia, a perda de peso pode ser facilitada ao permitir que o indivíduo:

  • Reduza o apetite ou a compulsão por alimentos específicos (como doces ou hambúrgueres);
  • Ressignifique traumas, experiências e/ou aprendizados que estão diretamente ligados à dificuldade de emagrecer;
  • Aprenda a diferenciar um momento de fome do momento de hábito e do momento de ansiedade
  • Comece a sentir prazer ao praticar atividades físicas e ter outros hábitos saudáveis.

O que é o modelo transteórico e qual sua relação com a hipnose para emagrecimento?

Em linhas gerais, modelo transteórico é uma ferramenta que ajuda no diagnóstico acerca dos desejos de mudanças de vícios específicos. Conhecimentos formulados a partir dessa teoria podem ser aplicadas, ajustadas ou não, na hipnose para emagrecimento. 

Em um artigo científico publicado em 2007 sobre a abordagem do modelo transteórico no comportamento alimentar, podemos entender melhor o que é e como ele surgiu: 

“Diversos estudos ressaltam que o modelo transteórico pode ser considerado um instrumento promissor de auxílio à compreensão da mudança comportamental relacionada à saúde. O mesmo foi desenvolvido por dois pesquisadores norte–americanos, James O. Prochaska e Carlo DiClemente, na década de 80, mediante estudos com tabagistas. 

Na época, foi observado que muitos fumantes conseguiam abandonar o vício sem auxílio de psicoterapia, enquanto outros somente tinham sucesso com esse tipo de tratamento. 

O estímulo para as pesquisas que culminaram na elaboração do modelo foi a hipótese, posteriormente confirmada, de que existiam princípios básicos que explicariam a estrutura da mudança de comportamento que ocorria na presença ou não de psicoterapia(…) 

Desde então, o modelo transteórico tem sido aplicado a outros comportamentos além do tabagismo(…) 

Mais recentemente, observa–se sua utilização na área da mudança alimentar, focalizando diferentes aspectos: consumo de gordura, frutas, hortaliças, fibras e cálcio, além de estratégias dietéticas para o controle do peso e do diabetes.”

O modelo transteórico identificou cinco estágios em que os pacientes podem ser “classificados”, sendo eles: 

  1. Pré-contemplação (a falta de vontade de mudar no curto e longo prazos); 
  2. Contemplação (o paciente sabe que precisa emagrecer, mas não tomou iniciativas para isso); 
  3. Preparação (existe a motivação para a mudança e o indivíduo já se enxerga realizando-a); 
  4. Ação (já existe um movimento prático no sentido da mudança);  
  5. Manutenção (a pessoa já se mantém naquele hábito por um tempo superior a seis meses).  

Na hipnoterapia, a identificação desses estágios pode auxiliar no tipo de sugestão a ser dada durante a sessão. Vale lembrar que, em qualquer um deles, é possível fazer o tratamento com a hipnose e obter sucesso. 

Como acontece na prática 

Por meio da hipnoterapia, será possível direcionar o paciente para a real mudança. Ou seja, são trabalhados objetivos claros com expressões positivas:  o que você quer alcançar e como isso pode ser dito de forma positiva? 

Por exemplo: “eu quero ter uma alimentação mais saudável e posso fazer isso”, em vez de “eu não consigo perder peso e comer bem”. 

Além disso, são identificados os gatilhos emocionais que podem comprometer o sucesso da dieta. O estresse, por exemplo, causa vontade de comer doce. 

A partir disso, são realizados testes, que podem progredir com o avançar da terapia. O hipnoterapeuta te induz a um teste imaginário, no qual você pode se imaginar vivendo as próximas semanas, tendo um comportamento alinhado à sua expectativa para cumprir a dieta. Depois, é claro, é hora de vivenciar isso na realidade.

Percebeu como a hipnose para emagrecimento pode ser muito útil no seu processo? Aproveite para pesquisar os profissionais disponíveis para atendimentos on-line ou presencial na sua região.

Gostou do artigo?

0 / 5 5
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Mais conteúdos interessantes

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Novidades

Mais acessados

Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.