Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.

É possível parar de fumar com hipnose? Quais os benefícios da técnica?

São muitos os motivos que levam qualquer pessoa a parar de fumar. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo se relaciona com pelo menos 50 enfermidades. Afinal, será que é possível parar de fumar por meio da hipnose clínica?

São muitos os motivos que levam qualquer pessoa a parar de fumar. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo se relaciona com pelo menos 50 enfermidades, entre elas: 

  • vários tipos de câncer (pulmão, laringe, esôfago, estômago, pâncreas), 
  • doenças respiratórias (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma),  
  • doenças cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas). 

Além disso, a estimativa mostra que, por ano, aproximadamente 157 mil pessoas morrem por complicações causadas pelo tabagismo.  

Por tudo isso, não é de se estranhar que existam muitas formas de auxiliar um fumante a abandonar o vício. As ajudas que existem hoje para a cessação do tabagismo vão desde chicletes de nicotina a remédios prescritos por médicos.

Neste texto, vamos abordar um pouco mais a fundo uma dessas possibilidades de tratamento que, embora ainda seja pouco conhecida por muitas pessoas, é uma verdadeira aliada para acabar com o vício: a hipnose. 

Afinal, será que é possível parar de fumar por meio dessa técnica? Acompanhe a leitura e descubra! 

Por que parar de fumar é tão difícil?

Antes de falarmos da hipnose como tratamento, vamos dar um passo atrás e entender por que as pessoas têm grandes dificuldades ao decidirem abandonar o cigarro. 

A resposta é: a dependência fisiológica da nicotina e a dependência psicológica do hábito de fumar são os fatores que mais dificultam a cessação do tabagismo. 

E, de acordo com um estudo da Revista da Associação Médica Brasileira, “o aconselhamento dado por qualquer profissional de saúde aumenta as taxas de cessação do tabagismo”. Ou seja, ter o apoio de profissionais pode ser o que fará sua tentativa de fumar ser realmente eficaz.

O que é a crise de abstinência? 

Ao tentar parar de fumar de uma vez, o fumante pode ser acometido pela síndrome de abstinência. Isto é, efeitos manifestados pelo corpo pela ausência do cigarro. Eles podem ser psicológicos e físicos, como: 

  • dificuldade de concentração, 
  • nervosismo, 
  • humor deprimido, 
  • insônia, 
  • irritabilidade, 
  • ansiedade, 
  • agressividade, 
  • inquietação, 
  • redução da pressão arterial, 
  • frequência cardíaca menor, 
  • fadiga, 
  • dor de cabeça intensa, 
  • aumento do apetite, 
  • indisposição gástrica, 
  • tosse, 
  • falta de coordenação motora,  
  • tremores. 
Smoker quitting the cigarette

A hipnose como auxílio para a cessação do tabagismo 

Assim como em qualquer outro método, parar de fumar com hipnose depende significativamente da disposição do usuário, sendo ele o principal responsável pelo sucesso do tratamento

Ou seja: se você quer acabar com o vício e está em busca de um auxílio profissional para isso, não espere um milagre. Antes de tudo, você precisa querer verdadeiramente parar de fumar. Só assim o tratamento pode dar certo. O comprometimento do fumante com a causa deve vir em primeiro lugar. 

Com o apoio da hipnose, um terapeuta especializado pode procurar os gatilhos de comportamento e de emoção que contribuem para a continuação do vício. Lembre-se que é de extrema importância contar com o apoio de um profissional capacitado para que o tratamento dê certo.

Alguns desses comportamentos podem ser, por exemplo: a necessidade de fumar durante um momento de estresse ou ansiedade; o costume de  fumar ao acordar ou depois do almoço. 

Mas, por que cada uma dessas situações desperta ou aumenta o desejo de fumar? Quais são exatamente os gatilhos de cada fumante? 

É bem aqui que a hipnose entra. 

Ao longo das sessões, o terapeuta especializado avalia minuciosamente esses motivos, trazendo-os para a consciência e fortalecendo comportamentos que evitam esses gatilhos. 

Por exemplo: se você é fumante e, no primeiro pico de estresse do dia acendia um cigarro, pois assim se sentia mais calmo, a hipnose pode te ajudar a quebrar esse comportamento automático. Dessa forma, você buscará outras maneiras de lidar com o estresse, já que a hipnoterapia te auxilia no recondicionamento da mente em um curto período de tempo. 

As crises de abstinência podem acontecer, claro, como em qualquer outro tratamento. Contudo, com a hipnose, as crises tendem a ser menos intensas, já que a terapia desenvolve exatamente a capacidade do paciente de gerenciar suas emoções e, consequentemente, a interrupção (ou melhor entendimento) de comportamentos e gatilhos. 

Tratamentos em conjunto: remédios e terapia com hipnose 

Caso o tratamento para parar de fumar seja feito paralelamente ao auxílio de remédios – costumeiramente indicados por médicos –, as chances de sucesso da hipnoterapia podem ser maiores. Isso porque a hipnose trata de gatilhos emocionais e comportamentais, enquanto os remédios agem no campo fisiológico. 

Apenas o acompanhamento com remédios, entretanto, pode não ter tanto êxito pelos mesmos motivos. Como eles tratam o campo biológico e o tabagismo começou exatamente na parte emocional, o uso de medicamentos sem uma compreensão profunda dos motivos emocionais e comportamentais que estão por trás do tabagismo pode ser menos eficiente. 

Viu como a hipnoterapia pode ser uma grande aliada na sua luta para parar de fumar? Acesse app.hipnose.com.br e veja as opções de terapeutas para atendimento on-line ou presencial em sua região.

Gostou do artigo?

0 / 5 5
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Mais conteúdos interessantes

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Novidades

Mais acessados

Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.