Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.

Hipnose na Enfermagem: é possível?

Mais de 60% dos profissionais da área da enfermagem tiveram algum grau de sofrimento mental durante a pandemia, segundo a Folha de São Paulo. Isso não deveria causar espanto, até porque esses profissionais estão situados em um meio de constante pressão e isso só poderia piorar em um período de pandemia. Acontece que essas pressões são decorrentes da constante necessidade de atenção com os pacientes que estão sob seus cuidados.

O profissional da área da enfermagem lida com diversos pacientes simultâneos, com procedimentos clínicos de horários esporádicos, sendo uma assistência rápida em casos extremos, principalmente para lidar com pacientes que estão com dores.  Por essas e outras dificuldades o enfermeiro pode usar a hipnose para lidar com essas pressões, e potencializar sua assistência aos seus pacientes.

Neste artigo, vamos mostrar para você como a hipnose pode ser usada na enfermagem, e quais são seus benefícios para os próprios profissionais e para os seus pacientes. Por isso, continue a leitura.

Os benefícios da hipnose para a área da enfermagem

A hipnose pode auxiliar em diversos problemas para os pacientes. Alguns deles que podemos listar são:

  • depressão;
  • ansiedade;
  • fobias;
  • vícios;
  • compulsões;
  • obesidade;
  • parto;
  • procedimentos médicos e recuperação;
  • dores;
  • para melhorar os estudos e a memória;
  • e vários outros.

Com o tempo, os conselhos que regulam as áreas da saúde estão reconhecendo a hipnose e seus benefícios, e o Conselho Federal de Enfermagem(COFEN) é um deles. Na resolução deste conselho, a hipnose é considerada uma ferramenta complementar dos serviços do profissional da área.


Dessa forma, é necessário que você veja como os benefícios da hipnose podem ser aplicados aos pacientes e também ao profissional. Confira a seguir.

Os benefícios para os pacientes

Como o enfermeiro pode estar em contato mais frequente com seus pacientes, de diferentes faixas etárias e com diferentes níveis de problemas e necessidades, ele precisa saber avaliar as situações e fazer o cuidado delas dentro das suas competências. Em alguns momentos o ofício da enfermagem demanda uma repetição e acompanhamento, mas em outros momentos é necessário que esse profissional possa ajudar seus pacientes a manter a calma, e também ajudar no controle da ansiedade, dos medos e da dor que eles sentem.


Mesmo que exista medicamentos e procedimentos estabelecidos para essas situações mais caóticas, pela hipnose, o paciente pode experimentar calma, alívio da dor e tranquilidade, até sem medicamentos.

De acordo com o artigo do Modern Healthcare, a hipnose pode ajudar pacientes pré-operatórios a terem alívio da ansiedade e uma melhora dos resultados intra e pós-operatórios, sendo possível  o paciente não ter náuseas, vômitos e dores. 

Isso acontece porque a hipnose ajuda o paciente a focar sua atenção, conforme a colaboração e aceitação do paciente, para uma percepção e aceitação mais positiva da situação em que ele se encontra, o que ajuda a combater pensamentos disfuncionais.

Os benefícios para os enfermeiros

Ajudar a combater pensamentos disfuncionais, pode ser uma forma da hipnose ajudar os enfermeiros também. De acordo com o artigo da Nursing Times,  a hipnose pode ser usada  para ajudar os profissionais a controlar o estresse, a tensão e ansiedade durante sua rotina de trabalho.

Com técnicas de auto-hipnose, o enfermeiro pode manter um estado de consciência mais calmo e isso pode ajudá-lo a tomar decisões mais assertivas em momentos de crise. Um benefício da auto-hipnose muito útil para o profissional da saúde é que ela pode ser usada em qualquer momento e em qualquer lugar.


O treinamento adequado para o enfermeiro o capacita para aplicar as sugestões necessárias que podem ser facilitadas por meio de áudios e vídeos pré-gravados ou então repetindo o exercício aprendido mentalmente. O objetivo tem que ser que o profissional execute os exercícios da melhor forma em que ele se adaptar, de forma que ele possa praticar ou tenha acesso sempre que precisar.

Portanto, a hipnose é uma ferramenta complementar que promove destaque para  o enfermeiro no mercado de trabalho, sendo possível atuar na sua profissão ampliando a qualidade dos seus serviços e permitindo esse profissional atuar também como hipnoterapeuta.


Se você se interessou em aprender mais detalhes sobre a hipnose, então baixe nossos materiais gratuitos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Mais conteúdos interessantes

Novidades

Mais acessados

Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.