Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.

Hipnose na Gravidez e Trabalho de Parto: Como funciona? Quais os benefícios?

Apesar da hipnose ainda ser vista por algumas pessoas como aquela famosa técnica do desenho animado, que balança o relógio para fazer as pessoas terem atos inconscientes, ela na verdade, acontece de outra forma. 

Segundo a American Psychological Association (APA), com pequenas considerações da Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH), a hipnose pode ser definida como um estado de consciência [induzido intencionalmente] que envolve atenção concentrada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão. Nesse estado, o sujeito é conduzido a experimentar mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamento [orientado a um objetivo].

Além disso, vários estudos mostram que a hipnose pode ajudar as pessoas a resolverem diversos problemas, como o vício em cigarro, as crises de ansiedade, as dificuldades com emagrecimento e até mesmo a depressão.

Mas você sabia que a hipnose também é capaz de promover benefícios na gravidez e no trabalho de parto?

Por isso, continue a leitura desse conteúdo para você aprender os incríveis benefícios dessa técnica.

Controlar as dores do parto

As dores no parto podem ser consideradas uma das cinco piores que qualquer ser humano pode sentir. Contudo, pesquisadores fizeram um estudo em 1940, mostrando que até as dores no parto podem ser subjetivas. Suas conclusões foram de que a intensidade da dor no parto variava conforme a personalidade, o humor, as lembranças e a duração do parto.

Dependendo de como influenciar esses fatores de forma positiva, as dores poderiam ser controladas. De acordo com alguns estudos da Unifesp, ao utilizar a hipnose durante o parto, é possível mudar as percepções das contrações da mulher, a fim de que possam ser sentidas como uma sensação de peso ou dormência.

A mulher sob o efeito dessas técnicas jamais vai ter sua consciência ausente do momento, mas estará ausente dos efeitos negativos do medo, pânico e ansiedade que apenas promovem mais dificuldades para tolerância da dor no parto.

Preparar a mente para as mudanças do corpo na gravidez

Mesmo que as dores no parto sejam controladas, a gestação normalmente tem um processo de 9 meses, causando diversas mudanças hormonais e no corpo da mulher, o que pode torná-la mais sensível emocionalmente. Por causa disso, algumas complicações como problemas de autoestima, desconfiança do próprio corpo e até o medo do que pode acontecer, são comuns de surgirem durante esse período.

Com as técnicas de hipnose, é possível que a mulher passe por um processo terapêutico, para que ela consiga realizar uma adaptação mais fácil às mudanças que vão acontecer. Além disso, ela passa a confiar mais no seu corpo e nos sinais que ele revela.

Combater a ansiedade durante a gestação

Ao adquirir essa confiança, a mulher possui maior facilidade em combater crises de ansiedade que podem surgir durante o processo de gestação. É comum que as mulheres grávidas tenham o medo de morrerem no parto, e se não forem acompanhadas ou instruídas adequadamente, podem sofrer um péssimo período de gestação, principalmente quando ocorrem complicações no parto, podendo provocar traumas como Transtorno pós-parto (TPP).

Com as técnicas de hipnose, a mulher pode aprender a controlar seus medos e suas crises de ansiedade. Assim ela pode encontrar o relaxamento que precisa e manter sua atenção focada em pensamentos, imaginações e sensações positivas, do que em “pensamentos racionais” ou especulações negativas. Embora essa técnica possa ter efeitos instantâneos, seus exercícios de relaxamento e respiração podem ser cada vez mais eficazes com a repetição.

Portanto, utilizar a hipnose no período da gestação e no trabalho de parto, pode trazer muitos benefícios, sendo um complemento importante para área da obstetrícia, junto com os avanços clínicos e tecnológicos.

Além disso, a hipnose pode ajudar a inibir os fatores negativos de todo o processo da gestação, ela também pode ser a oportunidade para a mulher aproveitar todo o potencial positivo desse momento em sua vida. 

Você gostou de aprender sobre os benefícios da hipnose na gravidez e no trabalho de parto, e quer saber mais sobre o assunto com aprofundamento científico? Então, você precisa baixar nosso E-book gratuito sobre HypnoPregancy!

>> Baixe o e-book gratuitamente clicando aqui

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Mais conteúdos interessantes

Novidades

Mais acessados

Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.