Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.

Auto-hipnose para aumentar concentração

A concentração é um dos fatores que pode determinar a eficiência de qualquer tarefa, e de acordo um estudo da UFRJ, a atenção foi necessária para as conquistas e avanços da humanidade. Hoje os desafios para se concentrar aumentam quando o indivíduo passa a ser inserido em ambientes com muitas distrações ou ofertas mais interessantes para competir com sua atenção.

Isso tem sido um problema comum para as pessoas acostumadas a exercer funções em meios mais tradicionais como escritórios e menos tecnológicos, e hoje precisaram readaptar seus serviços para trabalhar como home office, utilizando mais as ferramentas digitais. Pelo menos, é a forma que as pessoas encontraram no momento para lidarem com o processo de pandemia. 

Segundo uma pesquisa realizada no LinkedIn, 62% das pessoas estão mais ansiosas e estressadas. Há também uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV Eaesp), 56% dos brasileiros estão com dificuldade de equilibrar as atividades profissionais e pessoais, e 36% sentem que a produtividade caiu e não conseguem manter a concentração quando estão trabalhando.

Portanto, há uma grande oportunidade de oferecer produtos e serviços que ajudam essas pessoas a melhorarem sua produtividade. Uma dessas é a própria hipnose, e é sobre isso que iremos falar neste artigo. Confira!

O que é hipnose e a auto-hipnose?

Segundo a American Psychological Association (APA), com pequenas considerações da Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH), a hipnose pode ser definida como um estado de consciência [induzido intencionalmente] que envolve atenção concentrada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão. Nesse estado, o sujeito é conduzido a experimentar mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamento [orientado a um objetivo].

Auto-hipnose é o auto uso dessas técnicas que podem induzir esse estado alternativo de consciência. Ela ajuda a conseguir estar mais focado e com maior disposição em receber sugestões positivas para atender seus objetivos. Mas, a auto-hipnose não é:

  • perda do controle da mente;
  • lavagem cerebral;
  • dormir;
  • ficar inconsciente;
  • um estado místico.

Ela é uma prática individual, e que pode ser ensinada com auxílio do terapeuta para os seus pacientes para que eles não precisem de um contato direto frequente, e ainda terem ajuda em alcançar seus objetivos.  

As suas vantagens mais comuns são:

  • Pode ser realizada em qualquer lugar em que o indivíduo consiga se concentrar;
  • O indivíduo pode se sentir com mais controle sobre si mesmo;
  • O indivíduo que escolhe as sugestões hipnóticas que mais fazem sentido para si;
  • Ajuda a diminuir a necessidade de novas consultas com terapeutas.

Caso o terapeuta identifique em seus pacientes que eles possuem dificuldade em concentração, ele precisa aprender como a hipnose pode melhorar a atenção do seu paciente. Então, conheça alguns deles no conteúdo a seguir.

Quais são os fatores que afetam a concentração?

Há fatores emocionais que podem dificultar a concentração, como medo, ansiedade e outros sentimentos negativos. Mas também a fatores físicos que também influenciam na concentração negativamente, como a falta de sono, alimentação e problemas de saúde. A junção desses fatores pode cooperar para criar dificuldades no paciente, que pode precisar de assistência clínica especializada nos seus problemas específicos. 

O paciente pode exercer boas práticas que podem ser usadas para afetar a atenção positivamente, que já podem ser indicadas para o cotidiano do paciente. Veja algumas delas abaixo:

  • Treinar o cérebro;
  • Procurar jogos que aprimorem sua atenção;
  • Melhorar a qualidade do seu sono;
  • Ter tempo para exercícios;
  • Gastar tempo em contato com a natureza;
  • Tentar meditar na sua rotina;
  • Ter períodos de descanso;
  • Escutar músicas que aumentam a concentração;
  • Ter uma dieta variada;
  • Fazer o consumo de cafeína;
  • Se precisar, procurar suplementos;
  • Praticar exercícios de concentração.

Agora como a auto-hipnose pode ajudar a aumentar a concentração? Veja a resposta dessa pergunta a seguir.

Como a auto-hipnose pode aumentar a concentração?

Existem diversos impactos que a auto-hipnose pode promover na concentração dos pacientes. Alguns deles são:

  • promover a calma e relaxamento na mente para não prejudicar o tempo de estudo ou trabalho;
  • aumentar a habilidade de concentração quando está lendo, ouvindo ou assistindo;
  • manter a concentração nos momentos de estudo e outros que desejar;
  • aumentar sua confiança;
  • promover uma melhor recordação da memória;
  • ajudar a combater a procrastinação;
  • motivar ao estudo.

A questão é que a hipnose vai proporcionar ao indivíduo um auxílio para lidar com suas questões internas com sugestões e promover um entendimento melhor do que ele tem feito e do que ele precisa fazer. 

Como a saúde emocional do paciente pode atrapalhar na sua concentração, a auto-hipnose serve para proporcionar ao indivíduo sugestões para ter menos ansiedade, medos, inseguranças que prejudicam sua confiança, expectativa de futuro e sua motivação. Por ajudar a controlar essas influências negativas do paciente, ele já terá uma tendência a ter maior disposição em exercer sua atividade de interesse, seja o trabalho ou um estudo, de forma mais leve.

Além disso, a auto-hipnose ainda pode ajudar o paciente a aprimorar suas habilidades em estudar, sua performance no trabalho, a parar de se preocupar com exames, provas e outras avaliações. Ele passa a ter um pensamento mais claro das suas condições e das suas capacidades, e usa isso ao seu favor de forma calma e relaxada.

Segundo um estudo da Oxford Academy, a hipnose tem a capacidade de potencializar o aprendizado humano. Ou seja, mesmo que o indivíduo não tenha problemas de concentração, ele ainda pode ter uma concentração ainda melhor com a hipnose e melhorar seu aprendizado. O American Journal of Clinical Hypnosis, também demonstra um estudo com a mesma conclusão, afirmando que existe a possibilidade de aprender e memorizar uma língua nova, utilizando a hipnose.

A American Journal of Clinical Hypnosis, também publicou um estudo mostrando que a hipnose também pode ser usada por professores de escolas como metodologia de ensino. Os alunos que experimentaram o uso da hipnose como forma de ensino, tiveram melhores notas nos meses seguintes.

Portanto, mesmo que existam formas de ajudar a aumentar a concentração, a hipnose tem recebido evidências científicas de que pode otimizar a atenção e o aprendizado das pessoas. O terapeuta que identificou em seu paciente a dificuldade em concentração ou que deseja melhorar sua concentração, pode sugerir a auto-hipnose e ensiná-lo a utilizá-la no dia a dia.
Gostou de aprender sobre os benefícios da auto-hipnose para concentração? Então, aprenda mais sobre em nosso guia que ensina auto-hipnose do básico ao avançado!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Mais conteúdos interessantes

Novidades

Mais acessados

Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.