Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.

Os benefícios da hipnose para crianças

Os distúrbios emocionais como ansiedade, depressão, medo e assim como outros, podem ser tratados por meio da hipnose. Em crianças, a hipnose também pode ter efeitos positivos para o tratamento desses problemas, e ir além, promovendo melhor qualidade de vida e um melhor desenvolvimento.

Pode parecer estranho que seja possível hipnotizar crianças, cujo comportamento normalmente tem dificuldades em se concentrar durante alguns minutos, mas acontece que como a criança tem uma disposição em usar sua imaginação, isso abre a possibilidade dela usufruir dos benefícios da hipnose. 

Por isso, vamos falar neste conteúdo, os benefícios da hipnose para crianças, quando ela é indicada e o que é hipnose para crianças. Confira a seguir!

O que é hipnose para crianças?

Segundo a American Psychological Association (APA), com pequenas considerações da Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH), a hipnose pode ser definida como um estado de consciência [induzido intencionalmente] que envolve atenção concentrada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão. Nesse estado, o sujeito é conduzido a experimentar mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamento [orientado a um objetivo].

Por isso, utilizar a hipnose em crianças nos consultórios é uma forma mais fácil de fazer com que elas construam novas habilidades ou amplifiquem e aperfeiçoem as que já existem, mas que ainda não se mostram com facilidade. O importante é adequar o comportamento para o mundo real, criando comportamentos e percepções que influenciam de forma direta o dia a dia da criança.

Pode parecer que a hipnose seja difícil de ser aplicada em crianças, mas, na verdade, elas são mais suscetíveis do que os adultos. Como falamos no início do artigo, os pensamentos da criança possuem uma tendência em serem mais criativos e imaginativos, isso as torna mais sensíveis às sugestões do terapeuta.

Essa vivência diferenciada das crianças, que sentem tudo de uma forma mais lúdica, tende a direcionar o atendimento em crianças para linhas mais pessoais. Incentivando a elasticidade da imaginação, em invés de resgatar emoções conhecidas e definidas, que são técnicas voltadas para adultos. Mas será que existem limitações de idade para aplicação da hipnose em crianças?

Quando a hipnose é indicada para crianças?

Se for pensar em modelo clássico (diretiva) de hipnose, de 6 a 12 anos já é possível estabelecer uma comunicação mais eficiente com a criança. Mas, se tratando de metáforas e comunicação indireta, não há idade mínima.

A limitação da idade para a hipnose clássica acontece por dois motivos principais: a baixa capacidade de concentração por um certo período de tempo e dificuldade de seguir sugestões.

Como as crianças com idade abaixo de 6 anos ainda não conseguem verbalizar com precisão, e nem sempre reconhecer e falar sobre seus sentimentos, nem têm a capacidade cognitiva desenvolvida a ponto de estabelecer relações de causa e consequência para qualquer evento. O que não impede de usar técnicas que explorem de outras formas as “metáforas”, hipnose naturalista ou chamada ericksoniana.

Agora que já esclarecemos esses pontos, vamos mostrar para você os benefícios da hipnose para crianças. Veja a seguir!

Quais são os benefícios da hipnose para crianças?

De acordo com a Renewed Hypnosis, a hipnose para crianças pode proporcionar alívio para vários problemas que adultos enfrentam também. Veja alguns deles abaixo:

  • Diminuir ansiedade e aliviar a depressão;
  • Ajudar a emagrecer;
  • Diminuir a dor;
  • Controlar a Asma;
  • Aliviar transtorno de obsessão-compulsiva;
  • Ajudar com transtorno de ansiedade social;
  • Diminuir as reações com fobias;
  • Aumente o senso de autocontrole;
  • Ajudar com transtorno de estresse pós-traumático;
  • Diminuir transtornos com o sono;
  • Cuidar de anorexia nervosa;
  • Diminuir o roer de unhas e puxar de cabelos;

Segundo o American Journal of Clinical Hypnosis, a hipnose também pode ser usada por professores de escolas como metodologia de ensino. Os alunos que experimentaram o uso da hipnose como forma de ensino, tiveram melhores notas nos meses seguintes, o que mostra um outro uso da hipnose para crianças.

Embora sejam muitos benefícios para as crianças, não deveria causar tantas surpresas. Até porque a hipnose clínica, independentemente da faixa etária do paciente, busca intervir em seus processos psicológicos na tentativa de equilibrá-los com sua vida e história. 

O transe hipnótico acontece à medida que passamos da comunicação cerebral por meio da onda beta, de alta intensidade, para as ondas theta, mais lentas. Assim, experimentamos mudanças perceptivas e fisiológicas, por exemplo: nossos olhos vibram, a respiração fica mais rítmica, o corpo relaxado e o tempo distorcido. Curiosamente, crianças e animais tendem a residir nas ondas theta, sendo mais intuitivos e emocionais.

Portanto, a hipnose pode ser um meio para o controle, alívio e tratamento de problemas que as crianças podem enfrentar durante suas vidas e na sua formação. Mas o terapeuta que passe a atender crianças com o uso da hipnose, deve diagnosticar o nível do seu problema com apoio de um profissional da saúde recomendando para a situação. 

Se você gostou de aprender sobre hipnose para crianças, fique atento aos cursos de formação da SBH e se torne um terapeuta preparado para diversos tipos de pacientes.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Mais conteúdos interessantes

Novidades

Mais acessados

Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.