A concentração é um dos fatores que pode determinar a eficiência de qualquer tarefa. De acordo um estudo da UFRJ, a atenção foi necessária para as conquistas e avanços da humanidade. Hoje os desafios para se concentrar aumentam quando o indivíduo passa a ser inserido em ambientes com muitas distrações ou ofertas mais interessantes para competir com sua atenção.
Isso tem sido um problema comum para as pessoas acostumadas a exercer funções em meios mais tradicionais como escritórios e menos tecnológicos, e que hoje, precisaram readaptar seus serviços para trabalhar como home office, utilizando mais as ferramentas digitais.
Segundo uma pesquisa realizada no LinkedIn, 62% das pessoas estão mais ansiosas e estressadas. Há também uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV Eaesp), 56% dos brasileiros estão com dificuldade de equilibrar as atividades profissionais e pessoais, e 36% sentem que a produtividade caiu e não conseguem manter a concentração quando estão trabalhando.
Portanto, há uma grande oportunidade de oferecer produtos e serviços que ajudam essas pessoas a melhorarem sua produtividade. Uma dessas é a própria hipnose, e é sobre isso que iremos falar neste artigo. Confira!
O que é hipnose e a auto-hipnose?
Segundo a American Psychological Association (APA), com pequenas considerações da Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH), a hipnose pode ser definida como um estado de consciência [induzido intencionalmente] que envolve atenção concentrada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão. Nesse estado, o sujeito é conduzido a experimentar mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamento [orientado a um objetivo].
Auto-hipnose é o auto uso dessas técnicas que podem induzir esse estado alternativo de consciência. Ela ajuda a conseguir estar mais focado e com maior disposição em receber sugestões positivas para atender seus objetivos.
Isso quer dizer que a auto-hipnose não é nenhum dos mitos abaixo:
- perda do controle da mente;
- lavagem cerebral;
- dormir;
- ficar inconsciente;
- um estado místico.
Ela é uma prática individual, e que pode ser ensinada com auxílio do terapeuta para os seus pacientes para que eles não precisem de um contato direto frequente, e ainda terem ajuda em alcançar seus objetivos.
As suas vantagens mais comuns são:
- Pode ser realizada em qualquer lugar em que o indivíduo consiga se concentrar;
- O indivíduo pode se sentir com mais controle sobre si mesmo;
- O indivíduo que escolhe as sugestões hipnóticas que mais fazem sentido para si;
- Ajuda a diminuir a necessidade de novas consultas com terapeutas.
Caso o terapeuta identifique em seus pacientes que eles possuem dificuldade em concentração, ele precisa aprender como a hipnose pode melhorar a atenção do seu paciente. Então, conheça alguns deles no conteúdo a seguir.
Quais são os fatores que afetam a concentração?
Há fatores emocionais que podem dificultar a concentração, como medo, ansiedade e outros sentimentos negativos. Mas também a fatores físicos que influenciam na concentração negativamente, como a falta de sono, alimentação e problemas de saúde. A junção desses fatores pode cooperar para criar dificuldades no paciente e que pode precisar de assistência clínica especializada nos seus problemas específicos.
O paciente pode exercer boas práticas que podem ser usadas para estimular a atenção positivamente e que já podem ser indicadas no seu cotidiano.
Veja algumas delas abaixo:
- Treinar o cérebro;
- Procurar jogos que aprimorem sua atenção;
- Melhorar a qualidade do seu sono;
- Ter tempo para exercícios;
- Gastar tempo em contato com a natureza;
- Tentar meditar na sua rotina;
- Ter períodos de descanso;
- Escutar músicas que aumentam a concentração;
- Ter uma dieta variada;
- Fazer o consumo de cafeína;
- Se precisar, procurar suplementos;
- Praticar exercícios de concentração.
Agora como a auto-hipnose pode ajudar a aumentar a concentração? Veja a resposta dessa pergunta a seguir.
Como a auto-hipnose pode aumentar a concentração?
Existem diversos impactos que a auto-hipnose pode promover na concentração dos pacientes. Alguns deles são:
- promover a calma e relaxamento na mente para não prejudicar o tempo de estudo ou trabalho;
- aumentar a habilidade de concentração quando está lendo, ouvindo ou assistindo;
- manter a concentração nos momentos de estudo e outros que desejar;
- aumentar sua confiança;
- promover uma melhor recordação da memória;
- ajudar a combater a procrastinação;
- motivar ao estudo.
A hipnose pode proporcionar ao indivíduo um auxílio para lidar com suas questões internas através de sugestões e além disso, pode auxiliar promovendo um entendimento melhor do que ele tem feito e do que ele precisa fazer.
Como a saúde emocional do paciente pode atrapalhar na sua concentração, a auto-hipnose serve para proporcionar ao indivíduo sugestões para ter menos ansiedade, medos e inseguranças que prejudicam sua confiança, expectativa de futuro e sua motivação. Por ajudar a controlar essas influências negativas do paciente, ele já terá uma tendência a ter maior disposição em exercer sua atividade de interesse, seja o trabalho ou um estudo, de forma mais leve.
Além disso, a auto-hipnose ainda pode ajudar o paciente a aprimorar suas habilidades em estudar, na sua performance no trabalho, a parar de se preocupar com exames, provas e outras avaliações. Ele passa a ter um pensamento mais claro das suas condições e das suas capacidades, e usa isso ao seu favor de forma calma e relaxada.
Segundo um estudo da Oxford Academy, a hipnose tem a capacidade de potencializar o aprendizado humano. Ou seja, mesmo que o indivíduo não tenha problemas de concentração, ele ainda pode ter uma concentração ainda melhor com a hipnose e melhorar seu aprendizado.
O American Journal of Clinical Hypnosis, também demonstra um estudo com a mesma conclusão, afirmando que existe a possibilidade de aprender e memorizar uma língua nova, utilizando a hipnose.
A American Journal of Clinical Hypnosis, também publicou um estudo mostrando que a hipnose também pode ser usada por professores de escolas como metodologia de ensino. Os alunos que experimentaram o uso da hipnose como forma de ensino, tiveram melhores notas nos meses seguintes.
Portanto, mesmo que existam formas de ajudar a aumentar a concentração, a hipnose tem recebido evidências científicas de que pode otimizar a atenção e o aprendizado das pessoas. O terapeuta que identificou em seu paciente a dificuldade em concentração ou que deseja melhorar sua concentração, pode sugerir a auto-hipnose e ensiná-lo a utilizá-la no dia a dia.
Gostou de aprender sobre os benefícios da auto-hipnose para concentração? Então, aprenda mais sobre em nosso guia que ensina auto-hipnose do básico ao avançado!