Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.

O que é hipnoterapia?

A hipnoterapia está ganhando destaque na mídia pelas suas diversas aplicações, que ajudam pacientes com diversos tipos de problemas muito comuns. Ela tem sido utilizada e é estudada há mais de 100 anos, ajudando as pessoas a obter mais controle sobre comportamentos indesejados e outras condições, incluindo:

  • Controle da dor: A hipnose pode ajudar com a dor devido a queimaduras, câncer, parto, síndrome do intestino irritável, fibromialgia, problemas da articulação, procedimentos odontológicos e dores de cabeça.
  • Mudança de comportamento: A hipnose tem sido usada com algum sucesso no tratamento de insônia, xixi na cama, fumo e comida em excesso.
  • Condições de saúde mental: A hipnose pode ajudar a tratar os sintomas de ansiedade, fobias e estresse pós-traumático.

Neste conteúdo, vamos explicar para você o que é a hipnoterapia, quais são seus benefícios e como você pode se tornar um hipnoterapeuta.

O que é hipnoterapia?

A hipnoterapia (ou hipnose clínica) é o uso clínico da hipnose, ou seja, a aplicação da hipnose por um profissional de saúde em seu contexto de atendimento. Ela é usada para induzir o paciente a um estado especial de consciência (ou transe hipnótico), que envolve atenção concentrada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão.

Esse estado de transe hipnótico, ou também denominado como “transe” é semelhante a estar completamente absorvido em um livro, filme, música ou até mesmo nos próprios pensamentos ou meditações.

Nesse estado, os pacientes podem focar sua atenção completamente para dentro de si. O objetivo é utilizar todos seus recursos internos para ajudá-los a fazer mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamento [orientado a um objetivo].

No contexto clínico, conseguir eliciar esse estado aumenta consideravelmente o engajamento do cliente no tratamento, além de ter outros benefícios comuns em diferentes aplicações.

Benefícios da hipnoterapia

Existem muitos benefícios diferentes pelos quais uma pessoa pode querer tentar a hipnoterapia. Abaixo você pode ver alguns benefícios, sendo que alguns já estão explicados em nosso blog:

Quais os riscos da hipnoterapia? Ela é perigosa?

A hipnoterapia conduzida por um terapeuta ou profissional de saúde treinado é considerada um tratamento seguro, complementar e alternativo. No entanto, a hipnose pode não ser apropriada para pessoas com transtornos mentais graves (como transtornos dissociativos).

Mas, para pessoas comuns a hipnoterapia não é um procedimento perigoso. Não é controle da mente ou lavagem cerebral. Um terapeuta não pode fazer uma pessoa fazer algo perigoso ou qualquer outra coisa que ela não queira fazer. O maior risco é que memórias falsas podem ser potencialmente criadas, geralmente como resultado de sugestões não intencionais ou de perguntas dirigidas pelo terapeuta..

Então ela continua sendo considerada uma técnica eficaz e amplamente utilizada por grandes profissionais em todo o mundo com o objetivo de aumentar a eficácia dos resultados clínicos.

Agora que você compreendeu melhor o que é hipnoterapia, veja a seguir nossas instruções de como você pode ser um hipnoterapeuta.

Como se tornar um hipnoterapeuta?

O profissional de saúde geralmente não consegue sua formação em hipnoterapia por meio de um ensino acadêmico. Até hoje é comum ver cursos da área da saúde, como a psicologia, que não mencionam a hipnose moderna em seus currículos. Por isso, o terapeuta que deseja usar a hipnose em suas consultas, deve buscar instituições sérias, qualificadas e com respaldo científico para promover esse preparo técnico.

A Sociedade Brasileira de Hipnose reconhece alguns treinamentos disponíveis no mercado e também oferece treinamentos profissionalizantes que mostram os conceitos por trás da hipnose científica, os limites éticos para seu uso e técnicas que podem estar voltadas para contextos específicos.

Portanto, caso você deseja se tornar um hipnoterapeuta qualificado, consulte os cursos de formação da Sociedade Brasileira de Hipnose. Somos uma instituição séria com a certificação ISO 9001 válida no Brasil.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Mais conteúdos interessantes

Novidades

Mais acessados

Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Sim, eu aceito receber os conteúdos da SBH e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento.